RESULTADO DA ATUAÇÃO POLÍTICA DA APAHSDF: AUDIÊNCIA DISCUTE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS SUPERDOTADOS
Audiência pública da Comissão de Educação discute, nesta terça-feira, a criação de uma política de educação especial para alunos superdotados.
Segundo o deputado Nilmário Miranda, do PT de Minas Gerais, um dos autores do requerimento para a audiência, a ideia é discutir o tema com especialistas, representantes de associações de pais e da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que já conta com uma área dedicada a alunos com altas habilidades.
O parlamentar destaca que em várias regiões do País os superdotados não recebem atenção e, muitas vezes, as habilidades são vistas com certo preconceito.
"O que nós queremos é estimular todo o País, inclusive o interior, os locais mais remotos a assimilar o que há de melhor na experiência pedagógica e sobre isso tirar mais proveito."
Ao defender a adoção de uma Política Nacional de Atendimento ao Aluno Talentoso, o deputado Nilmário Miranda ressalta que o Brasil tem avançado pouco, apesar de Resolução do Conselho Nacional de Educação prever atividades de enriquecimento curricular nas escolas públicas.
De acordo com dados da ONU, de 3% a 5% da população têm altas habilidades. Essas pessoas podem ser talentosas em diferentes áreas, como no esporte, nas artes ou mesmo nos estudos tradicionais. Grande criatividade, persistência, boa memória e iniciativa são traços comuns encontrados. As habilidades podem ser identificadas por meio de testes, observação do comportamento, entrevistas pessoais, com a família e com os professores.
De Brasília, Idhelene Macedo (CÂMARA DOS DEPUTADOS)
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