Pular para o conteúdo principal

LANÇADO O ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO 2013





 BAIXE O ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO 2013 AQUI




Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013

O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013 é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna que reúne indicadores educacionais de todo o País. Neste ano, em sua segunda edição, o Anuário foi organizado de acordo com os temas contemplados nas 20 metas propostas no Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita atualmente no Senado Federal.

Além da nova organização, essa edição traz mais informações e séries históricas estatísticas para cada Unidade da Federação; análises de especialistas produzidas especialmente para a publicação; informações relativas à gestão e ao financiamento educacional, com explicações sobre a tramitação de Projetos de Lei, como o que institui o PNE, e sobre o funcionamento das principais estruturas governamentais de Educação; e conta também com um glossário de termos específicos da área.

Embora o PNE, com as 20 metas que hoje o integram, ainda não tenha sido aprovado, a organização feita de acordo com os temas propostos no documento facilita a leitura e a compreensão dos principais desafios da Educação no País. 

Autor: Todos Pela Educação e Editora Moderna



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUDIÊNCIA PÚBLICA - RECURSOS DO FUNDEB PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O FUNDEB, foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O Decreto 6253, altera o teor do Art. 9º, estabelecendo:  Art. 9 o -A. " Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado" . No entanto a Educação Especial permanece à deriva destes recursos em especial o Atendimento Educacional Especializado ao Aluno Superdotado.

VISITA AO NAAH'S DE LONDRINA - PR

Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe  de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora  Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo  várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa

1ª TURMA DO CURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PROMOVIDO PELA APAHS/DF

Em uma parceria inédita com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal -SINEPE/DF, ocorreu no período de 12 a 21/08 o I Curso de Formação para Profissionais da Educação na Área de Altas Habilidades/Superdotação. Com o objetivo de apresentar esta temática às escolas particulares e inserir o debate no Planejamento Pedagógico, foi oferecido amplo programa que abordou a importância do atendimento ao aluno superdotado, características, mitos e desenvolvimento, processo de identificação, práticas e estratégias na escola, legislação, política nacional e distrital para o atendimento, redes de apoio.  Tendo como facilitadoras a Psicóloga Tânia Guimarães, Dra. Vanessa Tentes, a Especialista Mônica Vilaça. e a Dra. Renata Maia-Pinto. Atendendo a profissionais de 11 estabelecimentos a APAHS/DF teve como finalidade disseminar conhecimento nesta área da educação especial, pouco explorado pelas escolas e que apresenta uma demanda