Pular para o conteúdo principal

Sobre


5 ANOS DE APAHS DF

A  Associação de Pais, Professores e Amigos dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação do Distrito Federal – APAHSDF, nasceu no I Encontro de Pais de Alunos Superdotados do DF, realizado em 11 de Junho de 2011 no Auditório da Administração Regional do Guará.  A escolha da borboleta como símbolo da Associação foi inspirada no seu significado de transformação, liberdade, e representação da criatividade, energia e longevidade.

Desde 2011 a APAHSDF atua diretamente na construção de políticas públicas para altas habilidades/superdotação tendo conduzido a realização de Audiência Pública na Câmara Legislativa Federal para debater “A política de educação especial ao aluno com altas habilidades/superdotação”; manteve reunião com a Presidência do INEP e Diretoria do EducaCenso para reivindicar alterações na coleta de dados referente ao aluno superdotado; participou do 3º Salão de Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social com stand para divulgação de livros; obras artísticas, escultura e trabalho científico dos alunos com altas habilidades/superdotação do DF; atuou em GT na Secretaria de Educação para elaboração da atualização da Orientação Pedagógica, realizou o II Encontro de Pais de Alunos Superdotados do DF com Exposição de trabalhos artísticos na Câmara Legislativa do DF, organizou Ato Público em prol do Aluno Superdotado do DF na Rodoviária do Plano Piloto. Apresentou Palestras; desenvolveu e aplicou Curso de Capacitação para profissionais da educação; participou de Seminários e Congresso divulgando sua atuação, obteve espaço em jornais impresso, revista de circulação nacional, programas jornalísticos e mídia digital divulgando sua luta pelos direitos educacionais da pessoa com altas habilidades/superdotação.

Nossas principais conquistas para os alunos superdotados:

1. Acesso ao Passe Livre Estudantil para os alunos com altas habilidades/superdotação do DF.
2. Realização de Audiência Pública na Câmara Legislativa Federal para debater “Políticas públicas para alunos superdotados”.
3. Aprovação e regulamentação da Lei 5.372/2015 que institucionaliza o AEE para alunos com altas habilidades/superdotação no DF.
4. Aprovação  e sanção da Lei 5606/2016 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal o dia Distrital da Pessoa com Altas Habilidades ou Superdotação.
5. Aprovação e sanção da Lei 13234/2015 que estabelece, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação.
6. Desarquivamento e tramitação da PEC 336/2013 que altera a redação do inciso III do art. 208 da Constituição Federal.
7. Aprovação do Requerimento nº 128/15  que "requer a realização de Audiência Pública destinada ao debate sobre o "Financiamento da Educação Especial".
8. Reapresentação de PL à Câmara Legislativa Federal que requer a alteração do Art. 24 da LDBN.




Comentários

  1. As salas de recursos Núcleo para Altas Habilidades e superdotação também atendem crianças de escolas particulares?

    ResponderExcluir
  2. Obtive a resposta junto a SEDF e ao MPDFT de que tambem é direito das crianças estudantes de escolas particulares serem INCLUIDAS no atendimento das salas de recursos. Entretanto, mesmo com encaminhamento escolar e de psicologos, ha 2 anos espero uma vaga para minha filha. O que devo fazer?
    Katia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O atendimento no Distrito Federal, sempre garantiu 30% das vagas aos alunos da rede particular, de fato há fila de espera mas não de dois anos, solicito por gentileza que encaminhe pelo e-mail da APAHSDF, em qual Regional de Ensino você buscou o atendimento e informe se deixou algum documento na escola.

      Excluir
    2. Gostaria de saber o que devo fazer para inserir meu filho no programa de altas habilidades, pois estou com o encaminhamento da neuropedriatra, meu nome é Karla e meu email é karlagrega@gmail.com. Grata.

      Excluir
  3. O Decreto nº 36.461 de 23/04/2015, determina atendimento educacional especializado aos estudantes com altas habilidades/superdotação, a partir da educação infantil, no entanto, fui em busca de vaga para meu filho nas salas de recurso e não encontrei nenhuma que aceite criança com 5 anos.
    Acho isso errado, vai contra uma determinação legal.

    Att,

    Déborah

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AUDIÊNCIA PÚBLICA - RECURSOS DO FUNDEB PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O FUNDEB, foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O Decreto 6253, altera o teor do Art. 9º, estabelecendo:  Art. 9 o -A. " Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado" . No entanto a Educação Especial permanece à deriva destes recursos em especial o Atendimento Educacional Especializado ao Aluno Superdotado.

VISITA AO NAAH'S DE LONDRINA - PR

Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe  de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora  Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo  várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa

1ª TURMA DO CURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PROMOVIDO PELA APAHS/DF

Em uma parceria inédita com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal -SINEPE/DF, ocorreu no período de 12 a 21/08 o I Curso de Formação para Profissionais da Educação na Área de Altas Habilidades/Superdotação. Com o objetivo de apresentar esta temática às escolas particulares e inserir o debate no Planejamento Pedagógico, foi oferecido amplo programa que abordou a importância do atendimento ao aluno superdotado, características, mitos e desenvolvimento, processo de identificação, práticas e estratégias na escola, legislação, política nacional e distrital para o atendimento, redes de apoio.  Tendo como facilitadoras a Psicóloga Tânia Guimarães, Dra. Vanessa Tentes, a Especialista Mônica Vilaça. e a Dra. Renata Maia-Pinto. Atendendo a profissionais de 11 estabelecimentos a APAHS/DF teve como finalidade disseminar conhecimento nesta área da educação especial, pouco explorado pelas escolas e que apresenta uma demanda