Pular para o conteúdo principal

Produtos & Serviços

A APAHSDF promove Palestras sobre Altas Habilidades/Superdotação,Terceiro Setor e Orientação às Escolas Públicas e Particulares
Organização e aplicação de Cursos e Oficinas para Escolas Particulares e Profissionais



LEI & DIREITO

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (2008) - Art. 5º, 205º e 208º

E C A - Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n.8.069 (1990). - Art, 54º e 58º

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 (1996) - Art. 4º, 23º, 24º, 58º e 59º

Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

Decreto nº 6.571 (2008).

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006), promulgada no Brasil com status de Emenda Constitucional por meio do Decreto Legislativo nº. 186/2008 e Decreto Executivo n°6.949/2009.

Decreto N° 7. 611/2011

Resolução CNE/CEB nº 2/2001, Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Resolução CNE/CEB, nº 4/2009, em seus artigos 4º e 9º, apoiada pelo Decreto N° 7. 611/2011 versa a respeito da declaração dos estudantes público alvo da educação especial, no âmbito do Censo Escolar.


PNE - PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO - Lei n. 13005 de 25 de Junho de 2014, Meta 4.

Portaria 243 de 15/04/2016.



Legislação no Distrito Federal

Lei Orgânica do Distrito Federal – 08/06/ 1993, parágrafo 2º do Art. 232.

Lei n. 2352 de 26 de Abril de 1999 – Dispõe sobre o Atendimento a alunos portadores de Altas Habilidades.

Resolução n.1 de 2005 do Conselho de Educação do Distrito Federal – Capítulo IV Da Educação Especial do Título II.

Orientação Pedagógica – Educação Especial - SEDF/2010

Lei 5.310/2014 - Garante matrícula de estudantes com necessidades educacionais especiais

Lei 5.372/2014 – Garante atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais, identificados com altas habilidades ou superdotação.

Plano Distrital de Educação do DF/2015.

Lei 5.606/2016 - Institui o Dia Distrital da Pessoa com Altas Habilidades ou Superdotação, realizado anualmente em 11 de novembro.


Documentos Internacionais

Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes 1975

Carta para o Terceiro Milênio Declaração de Salamanca 1999

Convenção da Guatemala1999
Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão 2001

Convenção ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUDIÊNCIA PÚBLICA - RECURSOS DO FUNDEB PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O FUNDEB, foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O Decreto 6253, altera o teor do Art. 9º, estabelecendo:  Art. 9 o -A. " Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado" . No entanto a Educação Especial permanece à deriva destes recursos em especial o Atendimento Educacional Especializado ao Aluno Superdotado.

VISITA AO NAAH'S DE LONDRINA - PR

Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe  de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora  Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo  várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa

1ª TURMA DO CURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PROMOVIDO PELA APAHS/DF

Em uma parceria inédita com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal -SINEPE/DF, ocorreu no período de 12 a 21/08 o I Curso de Formação para Profissionais da Educação na Área de Altas Habilidades/Superdotação. Com o objetivo de apresentar esta temática às escolas particulares e inserir o debate no Planejamento Pedagógico, foi oferecido amplo programa que abordou a importância do atendimento ao aluno superdotado, características, mitos e desenvolvimento, processo de identificação, práticas e estratégias na escola, legislação, política nacional e distrital para o atendimento, redes de apoio.  Tendo como facilitadoras a Psicóloga Tânia Guimarães, Dra. Vanessa Tentes, a Especialista Mônica Vilaça. e a Dra. Renata Maia-Pinto. Atendendo a profissionais de 11 estabelecimentos a APAHS/DF teve como finalidade disseminar conhecimento nesta área da educação especial, pouco explorado pelas escolas e que apresenta uma demanda