40 anos de Atendimento as Altas Habilidades/Superdotação no DF
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) prestado ao aluno com altas habilidades/superdotação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) teve início em 1976, pela extinta Fundação Educacional do Distrito Federal. A definição oficial reconhecida pelo Ministério da Educação, considera estudantes com altas habilidades/superdotação “aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, isoladas ou combinadas, além de potencial criativo, desenvolvimento na aprendizagem e na realização de tarefas em áreas de seu interesse”. O referencial teórico metodológico adotado neste AEE espelha-se no Modelo de Enriquecimento Escolar desenvolvido por Joseph Renzulli (Universidade de Connecticut-EUA) que sugere uma pedagogia aplicada ao aprofundamento e ampliação de conteúdos em diversas áreas do conhecimento. O Modelo dos Três anéis, considera que os comportamentos de superdotação resultam de três conjuntos de traços:
a) habilidade acima da média em alguma área do conhecimento (em relação aos pares da mesma idade e origem social e cultural);
b) comprometimento com a tarefa (implica em motivação, vontade de realizar uma tarefa, perseverança e concentração);
c) criatividade (pensar em algo diferente, ver novos significados e implicações, retirar ideias de um contexto e usá-las em outro).
A implementação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) pelo Ministério da Educação em 2005 foi incorporada pela SEDF.
O AEE é realizado em Sala de Recursos, com professor especializado e com planejamento de atividades específicas, que tem por objetivo o aprofundamento e o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem e o estímulo do potencial criador do estudante com altas habilidades/superdotação. Este AEE está atualmente subordinado à Diretoria de Educação Especial (DIEE) na SEDF.
Sobre o Atendimento
O atendimento educacional especializado ao aluno com AH/SD no Distrito Federal é prestado pela rede pública de ensino em 14 Regionais de Ensino, distribuídas em 24 Salas de Recurso. A lei 5.372/2014 garante 30% das vagas aos alunos da rede particular de ensino e o acesso se dá mediante contato com o Professor Itinerante responsável pelo acolhimento; preenchimento da Ficha de Indicação e a coleta de dados e relatórios referentes ao aluno.
É um serviço de apoio à comunidade escolar para subsidiar as práticas pedagógicas da educação inclusiva no atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com AH/S. Procura também oferecer formação continuada a professores e demais profissionais que atuam nas escolas, coleta e arquiva os dados relacionados aos alunos para estatística do Censo Escolar e subisídio à pesquisas, além de viabilizar parcerias que contribuam para melhoria do atendimento aos estudantes.
Relação dos locais e contatos das escolas que possuem Sala de Recursos:
Asa Sul
EC 111 - (61) 3901-2507
JI 303 fone: 3901-2611
CEMEB - (61) 3901-9616
Asa Norte
EC 411 - (61) 3901-7534
EC 113 - (61) 3901-7522
Brazlândia
CAIC - (61) 3901-3683
Gama
CEF 04 - (61) 3901-2607
Ceilândia
EC 64 - (61) 3901-3750
Cruzeiro
CED 02 - (61) 3901-8338
Guará
CEF 01 - (61) 3901-3706
Lago Norte
CELAN - (61) 3901-7544
VARJÃO - (61) 3901-7543
Núcleo Bandeirante
CEM 01 - (61) 3901-4333
Paranoá
EC 04 - (61) a divulgar
Planaltina
CEF 04 - (61) 3901-4543
Samambaia
CEF 120 - (61) 3901-3119
CAIC HR - (61) 3901-7748
EC 318 - (61) 3901-7721
Santa Maria
CAIC - (61) 3901-6596
São Sebastião
CEF São Bartolomeu - (61) 3901-7730
Sobradinho
CEF 08 - (61) 3901-8023
Taguatinga
CEF 18 - (61) 3901-6779
Ola, gostaria de um telefone de contato de vcs, endereço é um e-mail de contato.
ResponderExcluirAlessandra
Também estou procurando o contato de vocês. Suspeito que meu filho, de 4 anos, tenha altas habilidades. Mas não sei que caminho seguir. Que profissional devo procurar para fazer o diagnóstico? Vocês indicam alguém? Obrigada.
ResponderExcluirManuela,
ExcluirTambém gostaria de saber. Descobriu algo sobre o diagnóstico?
Tudo é muito difícil no governo. Tenho uma menina com encaminhamento escolar, para TDAH e altas habilidades. Nem consigo montar o laudo dela e nem atividades extracurriculares. Ninguém fala nada e todo mundo empurra para outros setores, ou filas que nunca chamam.
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