Pular para o conteúdo principal

SECADI RECEBE APAHS/DF




Em  20/06 a APAHS/DF acompanhada da Deputada Federal Erika Kokay, se reuniu com a Secretária Macaé Evaristo da SECADI/MEC  para tratar da pauta criada durante a Audiência Pública realizada em 07/05/2013 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília/DF.
Foram discutidos:







Censo Escolar: Revisar alínea de instrução aos secretários de escola para que a inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação possa ser efetuada de forma objetiva e solicitar ao INEP melhoria no Processo de Identificação desta necessidade educacional especial no programa de lançamento das matrículas respectivas. A secretária foi informada que de acordo com o parecer do Deputado George Hilton foi recusada a proposta de se criar um Cadastro Nacional para alunos com superdotação;

Avaliação dos NAAH'S: A SECADI vai iniciar uma avaliação/diagnóstico educacional dos Núcleos para identificar seus principais problemas e debater as possibilidades de melhoria  e extensão de parceria com as Universidades;

PDE Interativo: A SECADI se propôs a auxiliar no esclarecimento de como acessar os recursos do PDE interativo para formação dos professores, bem como aquisição de material para as Salas de Recursos. A SECADI apresentou para APAHS/DF uma lista com a atualização dos materiais que estão sendo integrados para aquisição nas Salas de Recursos com a possibilidade de estarmos sugerindo outros materiais. A  APAHS/DF  encaminhará ofício à SECADI para extensão do Programa Inglês sem Fronteiras aos alunos em atendimento nas Salas de Recursos;

Projeto de Lei 5614/2013: A APAHS/DF entregou à SECADI cópia do PL que trata da alteração do Artigo 24 da LDB.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUDIÊNCIA PÚBLICA - RECURSOS DO FUNDEB PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O FUNDEB, foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O Decreto 6253, altera o teor do Art. 9º, estabelecendo:  Art. 9 o -A. " Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado" . No entanto a Educação Especial permanece à deriva destes recursos em especial o Atendimento Educacional Especializado ao Aluno Superdotado.

VISITA AO NAAH'S DE LONDRINA - PR

Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe  de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora  Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo  várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa

1ª TURMA DO CURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PROMOVIDO PELA APAHS/DF

Em uma parceria inédita com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal -SINEPE/DF, ocorreu no período de 12 a 21/08 o I Curso de Formação para Profissionais da Educação na Área de Altas Habilidades/Superdotação. Com o objetivo de apresentar esta temática às escolas particulares e inserir o debate no Planejamento Pedagógico, foi oferecido amplo programa que abordou a importância do atendimento ao aluno superdotado, características, mitos e desenvolvimento, processo de identificação, práticas e estratégias na escola, legislação, política nacional e distrital para o atendimento, redes de apoio.  Tendo como facilitadoras a Psicóloga Tânia Guimarães, Dra. Vanessa Tentes, a Especialista Mônica Vilaça. e a Dra. Renata Maia-Pinto. Atendendo a profissionais de 11 estabelecimentos a APAHS/DF teve como finalidade disseminar conhecimento nesta área da educação especial, pouco explorado pelas escolas e que apresenta uma demanda