Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO - SEMINÁRIO REGIONAL NO DISTRITO FEDERAL


As conquistas da educação brasileira na última década são significativas. Como exemplo podemos citar a ampliação da obrigatoriedade do ensino para toda a educação básica, o ensino fundamental de nove anos, a revinculação dos recursos da DRU, o investimento na educação técnico-profissionalizante, o estabelecimento de um piso salarial para os profissionais do magistério público, a criação do ProUni, o aumento do número de vagas nas universidades federais. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir que nossas crianças e jovens de fato aprendam os saberes adequados para a sua idade.
Em todo o País existem iniciativas de sucesso que mostram que é possível garantir o direito constitucional a uma educação de qualidade para todos. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados tem papel crucial na garantia desse direito ao ser responsável pelos principais debates do País na formação de políticas públicas.

Nesse sentido, a Comissão de Educação lança em 2013 o projeto Observatório da Educação, que tem como meta identificar experiências educacionais de sucesso para fomentar a elaboração de políticas públicas. Com o projeto, os deputados membros da Comissão são estimulados a realizar seminários para identificar e debater as melhores práticas pedagógicas de cada região e, posteriormente, a propiciar a troca dessas experiências entre os parlamentares, de modo a conhecer o que de fato pode mudar a realidade de uma escola e a aprendizagem dos alunos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUDIÊNCIA PÚBLICA - RECURSOS DO FUNDEB PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O FUNDEB, foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O Decreto 6253, altera o teor do Art. 9º, estabelecendo:  Art. 9 o -A. " Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado" . No entanto a Educação Especial permanece à deriva destes recursos em especial o Atendimento Educacional Especializado ao Aluno Superdotado.

VISITA AO NAAH'S DE LONDRINA - PR

Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe  de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora  Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo  várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa

1ª TURMA DO CURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PROMOVIDO PELA APAHS/DF

Em uma parceria inédita com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal -SINEPE/DF, ocorreu no período de 12 a 21/08 o I Curso de Formação para Profissionais da Educação na Área de Altas Habilidades/Superdotação. Com o objetivo de apresentar esta temática às escolas particulares e inserir o debate no Planejamento Pedagógico, foi oferecido amplo programa que abordou a importância do atendimento ao aluno superdotado, características, mitos e desenvolvimento, processo de identificação, práticas e estratégias na escola, legislação, política nacional e distrital para o atendimento, redes de apoio.  Tendo como facilitadoras a Psicóloga Tânia Guimarães, Dra. Vanessa Tentes, a Especialista Mônica Vilaça. e a Dra. Renata Maia-Pinto. Atendendo a profissionais de 11 estabelecimentos a APAHS/DF teve como finalidade disseminar conhecimento nesta área da educação especial, pouco explorado pelas escolas e que apresenta uma demanda