Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DE PAIS COM DEPUTADO CHICO VIGILANTE PARA TRATAR DO PL 1418/2013



Valquíria Theodoro - Presidente APAHS/DF;
Deputado Distrital Chico Vigilante


Em 06 de Setembro a APAHS/DF promoveu um Encontro entre pais e professores com o Deputado Distrital Chico Vigilante, para debater e sensibilizar o poder público a respeito da necessidade de aprovação do PL 1418/2013 que trata da Institucionalização do Programa de Atendimento aos Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação do Distrito Federal.  

Durante 1h e 30 minutos foram apresentados ao Deputado depoimentos emocionados de pais e mães a respeito da dificuldade enfrentada pelo descaso da Secretaria de Educação do DF com relação à necessidade de atender esta demanda da educação especial. O evento contou com a participação de 38 pessoas, representando as Regionais de Brazlândia, Ceilândia, Guará, Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Samambaia e São Sebastião.




Neste Encontro  o  Deputado assumiu o compromisso de apresentar o Projeto de Lei diretamente ao Governador do DF, sr. Agnelo Queiroz e agendou uma Reunião com os pais para 16/09 às 16h no CEF 01 do Guará, com o Secretário de Educação, sr. Marcelo Aguiar.







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VISITA AO NAAH'S DE LONDRINA - PR

Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe  de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora  Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo  várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa

AUDIÊNCIA PÚBLICA - RECURSOS DO FUNDEB PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O FUNDEB, foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O Decreto 6253, altera o teor do Art. 9º, estabelecendo:  Art. 9 o -A. " Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado" . No entanto a Educação Especial permanece à deriva destes recursos em especial o Atendimento Educacional Especializado ao Aluno Superdotado.

1ª TURMA DO CURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PROMOVIDO PELA APAHS/DF

Em uma parceria inédita com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal -SINEPE/DF, ocorreu no período de 12 a 21/08 o I Curso de Formação para Profissionais da Educação na Área de Altas Habilidades/Superdotação. Com o objetivo de apresentar esta temática às escolas particulares e inserir o debate no Planejamento Pedagógico, foi oferecido amplo programa que abordou a importância do atendimento ao aluno superdotado, características, mitos e desenvolvimento, processo de identificação, práticas e estratégias na escola, legislação, política nacional e distrital para o atendimento, redes de apoio.  Tendo como facilitadoras a Psicóloga Tânia Guimarães, Dra. Vanessa Tentes, a Especialista Mônica Vilaça. e a Dra. Renata Maia-Pinto. Atendendo a profissionais de 11 estabelecimentos a APAHS/DF teve como finalidade disseminar conhecimento nesta área da educação especial, pouco explorado pelas escolas e que apresenta uma demanda