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INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS AH/SD É TEMA DE MESA REDONDA COM DRA. SUSANA PÉREZ EM BRASÍLIA



Realizado nos dias 08 e 09 de Nov/2012, no Auditório "2 Candangos" da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília o Simpósio Estudantes com Necessidades Especiais: Singularidades e Desafios na Prática Pedagógica Inclusiva, contou com a Mesa Redonda: 

Inclusão escolar de alunos AH/SD e alunos com Paralisia cerebral: diálogos convergentes
Profa. Dra. Susana Graciela Pérez - Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD) e Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD)
Profa. Ms. Vasti Gonçalves de Paula Correia - Secretaria Municipal de Educação de Vitória, ES

SIMPÓSIO: ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: SINGULARIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Este simpósio é fruto de estudos e pesquisas que resultaram na publicação do livro “Estudantes com necessidades especiais: singularidades e desafios na prática pedagógica inclusiva”, propõe uma reflexão sobre o estudante com necessidades educacionais especiais como um sujeito que aprende e enfatiza que incluir não é tão somente permitir o acesso à escola ou à “socialização”, mas sim oportunizar a superação de dificuldades pessoais, escolares, sociais durante o processo de aprendizagem tanto no aspecto individual, subjetivo, como no coletivo. Neste sentido, os pressupostos teóricos da matriz histórico-cultural se destacam nas discussões propostas, na indicação que o processo de ensino e aprendizagem deve ocorrer em espaços onde as relações sociais são privilegiadas e repletas de sentidos e significados.

Sinopse:
A obra apresenta um olhar crítico sobre as novas feições que vêm adquirindo nos últimos anos os programas e processos de educação especial e são recorrentes em anunciar a necessidade de se ampliar as ações de formação dos educadores no saber especializado que atenda à diversidade de estudantes, consonante com os novos modelos de atendimento educacional, marcados pela ideologia e proposta de uma escola inclusiva, possibilitando a ampliação do acesso de estudantes considerados com necessidades especiais às escolas comuns.
Traz para o leitor uma ótima abrangência de quem são os estudantes cuja singularidade a educação especial tem seus objetos de práticas e pesquisa, abordando aspectos relevantes para a educação e pesquisa. A motivação maior é a expectativa de que o conhecimento aqui presente possa contribuir para elevar o nível dos programas de ensino nas escolas includentes.
Literatura orientada para professores da educação básica e do ensino superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação na área da Educação e áreas afins.

Márcia Guanaes - Gerente do Núcleo de AH/SD - COEDIN

Prof Mical, Prof Benilton, Dra. Suzana, Prof Vera Lúcia,  APAHS DF Valquíria


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