Realizado nos dias 08 e 09 de Nov/2012, no Auditório "2 Candangos" da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília o Simpósio Estudantes com Necessidades Especiais: Singularidades e Desafios na Prática Pedagógica Inclusiva, contou com a Mesa Redonda:
Inclusão
escolar de alunos AH/SD e alunos com Paralisia cerebral: diálogos
convergentes
Profa.
Dra. Susana Graciela Pérez - Associação Gaúcha de Apoio às
Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD) e Conselho Brasileiro para Superdotação
(ConBraSD)
Profa.
Ms. Vasti Gonçalves de Paula Correia - Secretaria Municipal de Educação de
Vitória, ES
SIMPÓSIO:
ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: SINGULARIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Este
simpósio é fruto de estudos e pesquisas que resultaram na publicação do livro
“Estudantes
com necessidades especiais: singularidades e desafios na prática pedagógica
inclusiva”, propõe uma reflexão sobre o estudante com
necessidades educacionais especiais como um sujeito que aprende e enfatiza que
incluir não é tão somente permitir o acesso à escola ou à “socialização”, mas
sim oportunizar a superação de dificuldades pessoais, escolares, sociais durante
o processo de aprendizagem tanto no aspecto individual, subjetivo, como no coletivo.
Neste sentido, os pressupostos teóricos da matriz histórico-cultural se
destacam nas discussões propostas, na indicação que o processo de ensino e
aprendizagem deve ocorrer em espaços onde as relações sociais são privilegiadas
e repletas de sentidos e significados.
Sinopse:
A obra apresenta um olhar crítico sobre as novas feições que vêm adquirindo nos últimos anos os programas e processos de educação especial e são recorrentes em anunciar a necessidade de se ampliar as ações de formação dos educadores no saber especializado que atenda à diversidade de estudantes, consonante com os novos modelos de atendimento educacional, marcados pela ideologia e proposta de uma escola inclusiva, possibilitando a ampliação do acesso de estudantes considerados com necessidades especiais às escolas comuns.
Traz para o leitor uma ótima abrangência de quem são os estudantes cuja singularidade a educação especial tem seus objetos de práticas e pesquisa, abordando aspectos relevantes para a educação e pesquisa. A motivação maior é a expectativa de que o conhecimento aqui presente possa contribuir para elevar o nível dos programas de ensino nas escolas includentes.
Literatura orientada para professores da educação básica e do ensino superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação na área da Educação e áreas afins.
A obra apresenta um olhar crítico sobre as novas feições que vêm adquirindo nos últimos anos os programas e processos de educação especial e são recorrentes em anunciar a necessidade de se ampliar as ações de formação dos educadores no saber especializado que atenda à diversidade de estudantes, consonante com os novos modelos de atendimento educacional, marcados pela ideologia e proposta de uma escola inclusiva, possibilitando a ampliação do acesso de estudantes considerados com necessidades especiais às escolas comuns.
Traz para o leitor uma ótima abrangência de quem são os estudantes cuja singularidade a educação especial tem seus objetos de práticas e pesquisa, abordando aspectos relevantes para a educação e pesquisa. A motivação maior é a expectativa de que o conhecimento aqui presente possa contribuir para elevar o nível dos programas de ensino nas escolas includentes.
Literatura orientada para professores da educação básica e do ensino superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação na área da Educação e áreas afins.
Márcia Guanaes - Gerente do Núcleo de AH/SD - COEDIN |
Prof Mical, Prof Benilton, Dra. Suzana, Prof Vera Lúcia, APAHS DF Valquíria |
Comentários
Postar um comentário