Pular para o conteúdo principal

INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS AH/SD É TEMA DE MESA REDONDA COM DRA. SUSANA PÉREZ EM BRASÍLIA



Realizado nos dias 08 e 09 de Nov/2012, no Auditório "2 Candangos" da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília o Simpósio Estudantes com Necessidades Especiais: Singularidades e Desafios na Prática Pedagógica Inclusiva, contou com a Mesa Redonda: 

Inclusão escolar de alunos AH/SD e alunos com Paralisia cerebral: diálogos convergentes
Profa. Dra. Susana Graciela Pérez - Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD) e Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD)
Profa. Ms. Vasti Gonçalves de Paula Correia - Secretaria Municipal de Educação de Vitória, ES

SIMPÓSIO: ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: SINGULARIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Este simpósio é fruto de estudos e pesquisas que resultaram na publicação do livro “Estudantes com necessidades especiais: singularidades e desafios na prática pedagógica inclusiva”, propõe uma reflexão sobre o estudante com necessidades educacionais especiais como um sujeito que aprende e enfatiza que incluir não é tão somente permitir o acesso à escola ou à “socialização”, mas sim oportunizar a superação de dificuldades pessoais, escolares, sociais durante o processo de aprendizagem tanto no aspecto individual, subjetivo, como no coletivo. Neste sentido, os pressupostos teóricos da matriz histórico-cultural se destacam nas discussões propostas, na indicação que o processo de ensino e aprendizagem deve ocorrer em espaços onde as relações sociais são privilegiadas e repletas de sentidos e significados.

Sinopse:
A obra apresenta um olhar crítico sobre as novas feições que vêm adquirindo nos últimos anos os programas e processos de educação especial e são recorrentes em anunciar a necessidade de se ampliar as ações de formação dos educadores no saber especializado que atenda à diversidade de estudantes, consonante com os novos modelos de atendimento educacional, marcados pela ideologia e proposta de uma escola inclusiva, possibilitando a ampliação do acesso de estudantes considerados com necessidades especiais às escolas comuns.
Traz para o leitor uma ótima abrangência de quem são os estudantes cuja singularidade a educação especial tem seus objetos de práticas e pesquisa, abordando aspectos relevantes para a educação e pesquisa. A motivação maior é a expectativa de que o conhecimento aqui presente possa contribuir para elevar o nível dos programas de ensino nas escolas includentes.
Literatura orientada para professores da educação básica e do ensino superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação na área da Educação e áreas afins.

Márcia Guanaes - Gerente do Núcleo de AH/SD - COEDIN

Prof Mical, Prof Benilton, Dra. Suzana, Prof Vera Lúcia,  APAHS DF Valquíria


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUDIÊNCIA PÚBLICA - RECURSOS DO FUNDEB PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O FUNDEB, foi instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O Decreto 6253, altera o teor do Art. 9º, estabelecendo:  Art. 9 o -A. " Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado" . No entanto a Educação Especial permanece à deriva destes recursos em especial o Atendimento Educacional Especializado ao Aluno Superdotado.

VISITA AO NAAH'S DE LONDRINA - PR

Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe  de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora  Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo  várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa

1ª TURMA DO CURSO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PROMOVIDO PELA APAHS/DF

Em uma parceria inédita com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal -SINEPE/DF, ocorreu no período de 12 a 21/08 o I Curso de Formação para Profissionais da Educação na Área de Altas Habilidades/Superdotação. Com o objetivo de apresentar esta temática às escolas particulares e inserir o debate no Planejamento Pedagógico, foi oferecido amplo programa que abordou a importância do atendimento ao aluno superdotado, características, mitos e desenvolvimento, processo de identificação, práticas e estratégias na escola, legislação, política nacional e distrital para o atendimento, redes de apoio.  Tendo como facilitadoras a Psicóloga Tânia Guimarães, Dra. Vanessa Tentes, a Especialista Mônica Vilaça. e a Dra. Renata Maia-Pinto. Atendendo a profissionais de 11 estabelecimentos a APAHS/DF teve como finalidade disseminar conhecimento nesta área da educação especial, pouco explorado pelas escolas e que apresenta uma demanda