As facilitadoras psicóloga Tânia Guimarães e Mônica Vilaça (professora Itinerante do Programa de Atendimento ao Aluno com AH/SD da SEE/DF), apresentaram as Principais Caracterísitcas de uma Criança com AH/SD, o Processo de Identificação e o Atendimento realizado na SEE/DF. Abordaram ainda, Mitos e Realidades que norteiam a vida da criança AH/SD, Aceleração de Série e responderam aos questionamentos formulados pelos participantes. Ao final, recebemos com muita satisfação um convite para formular um curso de Capacitação Profissional sobre o tema.
Aproveitando a oportunidade e a pequena distância entre Assis/SP e Londrina (PR) de apenas duas horas, estendemos a visita ao Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH'S). O atendimento é realizado em uma escola estadual bem localizada e com boa infra estrutura (apesar dos problemas recorrentes a todas as Salas de Recursos do país), encontramos uma equipe de profissionais com muita história para contar. Fui recebida pela professora Fabiane Cianca responsável pelo atendimento e demais professores, onde passamos uma tarde discutindo várias questões que envolvem o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. Das atividades/necessidades da Associação de Pais criada em Londrina há dois anos aos problemas cotidianos das Salas de Recurso como a falta de recursos, o lançamento dos alunos no Censo Escolar, a permanência do profissional psicólogo na equipe, a formação continuada, a legislação, adequação do espaço físico, dificuldade em abrir novas Sa
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